Acompanho esta criança desde 1 mês de vida. Hoje ele está com 10 anos. Ele sempre foi uma criança dócil, compreensiva, com muita facilidade para ceder e muita dificuldade para se impor. Hoje passou a consulta inteira me falando de como lida com a raiva que sente de alguns amigos difíceis. Ele disse também achar muito chato, o mundo das meninas, por causa do que chamou de “costumes alternativos”. Quando o interrogo sobre o que vem a ser isto, diz que é uma maneira delas acharem estranho o gosto e o interesse dos meninos e, dizerem assim:
– Como isto pode acontecer?
Disse também que tem interesse em games novos, mas não é um viciado, porque ele mesmo se regula. Aí então eu lhe perguntei em que mais ele se regulava. Foi quando começou a falar da raiva:
– Quando “tou” com muita raiva tenho que desabafar e tenho que ficar zen. Tenho que meditar, senão eu tenho um ataque de fúria. Minha raiva é muito sensível. Desenvolvi esta maneira de meditar. Esvazio minha mente. Reseto. Meu cérebro volta a funcionar depois de 1 minuto. Uma vez DESCONTROLEI minha raiva. Meu colega falou coisa ruim do meu passado. Fiquei tão furioso que não resetei meu cérebro e saiu até fumaça no meu ouvido por causa do fogo no meu cérebro. Deletei depois todos os arquivos sobre ele na minha cabeça. Resetei. Pus na lixeira. Apaguei. Não posso falar com meus pais sobre arquivo confidencial.
LINGUAGEM DE COMPUTADOR PARA ESCLARECER SENTIMENTOS! BOM RECURSO. O que importa é criar maneiras de se expressar, traduzindo ele mesmo seus sentimentos e tentando encontrar maneira para lidar com eles.
Curioso é que ele agora está trocando os caninos. Caninos são dentes ligados ao fígado e trabalham, portanto, para a função hepática, que é, segundo a MEDICINA CHINESA, o uso da ASSERTIVIDADE, o fazer com o tiro ao alvo, ser criativo na lida com as frustrações. A emoção ligada ao fígado é a RAIVA. Para esta medicina tão antiga, o fígado é o general, o estrategista, que objetiva encontrar o caminho mais curto com relação ao desejo, onde há sujeito. Por esta visão, o fígado não é apenas um órgão, mas o centro yang de uma equipe em função. Fígado (morada da alma etérea, alma de desejos, alma do sujeito, do ser), vesícula, olhos, músculos, caninos e meridianos (caminhos dos sopros vitais). Esta equipe pretende ganhar a causa do desejo, ganhar uma guerra, defender seu monarca, o coração (responsável pela fala de onde emanam os pensamentos, pois é o órgão que abriga a mente), mesmo que seja, simplesmente para não entrar numa guerra. Ensina em sua matriz-função, a lidar com a falta e buscar caminhos de retificações.
Dentes permanentes são dentes feitos pela criança , diferentemente dos dentes de leite, que foram fabricados pelos pais. Portanto, dentes já com filtros pessoais. Sempre conto isso às crianças. Gosto que tenham consciência de que algo nelas, embora pareça acontecer à revelia, responde à sua experiência pessoal, com autoria e tudo.
Os desenhos acima foram feitos por esta criança, em momentos diferentes. Vejam o desenho dos olhos desta última consulta.
Curioso é que os olhos, para a medicina chinesa, fazem a abertura do fígado para o externo. É o órgão do sentido a ele conectado. É a janela da alma, essa que tem sua morada no fígado. Através de vários recursos, essa criança falou de seu sujeito, tornando-se menino, no estranhamento com as meninas, das suas tentativas de lidar com a raiva e com a frustração. O momento é de troca de caninos e ainda desenha os olhos! No mínimo, isto não pode passar despercebido. Chamou seu desenho de “desenho de rua”.