Para a LEITURA CORPORAL, teoria desenvolvida já há muitos anos por NEREIDA VILELA, toda e qualquer área do corpo tem função subjetiva e emocional. Não existe nada no corpo que seja apenas matéria sem vida e sem linguagem. E, se tem vida, se somos seres falantes, temos subjetividades, sensibilidades e somos sujeitos divididos, INSCRITOS NUM CORPO.
Para esta mesma teoria, o corpo tem a sua inteligência e todo e qualquer sinal e sintoma, tem propósito. Tudo está conectado à história vivida do sujeito.
Até 07 anos de idade, qualquer sintoma da criança está intimamente ligado aos pais ou tutores, às experiências e referências vividas com eles. Afinal, nascemos com um corpo herdado e construímos nossas noções de mundo, nossa linguagem, atravessadas pelos adultos que são referências e pelas linhagens.
Tenho em meu consultório um mapa da LEITURA CORPORAL, com as áreas corporais e suas funções subjetivas. Sempre confiro nele: pintas, manchas, verrugas, picadas, machucados, local de hematomas ou hemangiomas, dores, queimaduras etc. Vou somando informações particularizadas sobre a pessoa. São dicas de uma boa filosofia de vida.
(Mais informações: www.leituracorporal.com.br)
Alguns exemplos de desenhos feitos durante as consultas, interpretados através da leitura corporal.
Segundo a LEITURA CORPORAL, todo desenho de corpo, se colocado dentro de um contorno, pode nos contar que essa criança se sente desprotegida. É muito interessante também, neste caso, como a negação faz parte da nossa amostragem. Veja no desenho abaixo que a criança diz:
“- Não sou eu, apesar das sardinhas”
Dra. Simonete Torres Aguiar
Curandar
R. Teixeira de Freitas, 604. Santo Antônio. BH | MG.
(31) 3281.1354 | (31) 98848.1354