LEITURA CORPORAL

Para a LEITURA CORPORAL, teoria desenvolvida já há muitos anos por NEREIDA VILELA, toda e qualquer área do corpo tem função subjetiva e emocional. Não existe nada no corpo que seja apenas matéria sem vida e sem linguagem. E, se tem vida, se somos seres falantes, temos subjetividades, sensibilidades e somos sujeitos divididos, INSCRITOS NUM CORPO.

Para esta mesma teoria, o corpo tem a sua inteligência e todo e qualquer sinal e sintoma, tem propósito. Tudo está conectado à história vivida do sujeito.

Até 07 anos de idade, qualquer sintoma da criança está intimamente ligado aos pais ou tutores, às experiências e referências vividas com eles. Afinal, nascemos com um corpo herdado e construímos nossas noções de mundo, nossa linguagem, atravessadas pelos adultos que são referências e pelas linhagens.

“ TODA E QUALQUER ÁREA DO CORPO TEM FUNÇÃO SUBJETIVA E EMOCIONAL.”
MAPA DE LEITURA CORPORAL

Tenho em meu consultório um mapa da LEITURA CORPORAL, com as áreas corporais e suas funções subjetivas. Sempre confiro nele: pintas, manchas, verrugas, picadas, machucados, local de hematomas ou hemangiomas, dores, queimaduras etc. Vou somando informações particularizadas sobre a pessoa. São dicas de uma boa filosofia de vida.
(Mais informações: www.leituracorporal.com.br)

leitura_corporal
DESENHOS

Alguns exemplos de desenhos feitos durante as consultas, interpretados através da leitura corporal.

TRIÃNGULO NO CENÁRIO
No caso dessa criança que se representou com o rosto triangular, diz-se do desejo de desmistura e de sua capacidade de liderança.
triangulo_no_cenaripo
SACRIFÍCIO
Relacionando a escuta ao desenho, podemos ler que estas crianças tem vivido o que lhes é dado, como tarefa, com um grande sacrifício e não se sentem à vontade para expressar seu conteúdo no externo.
sacrificio
EXCESSO DE PENSAMENTOS
A criança se representa através do desenho com a cabeça muito grande com relação ao corpo. Neste caso, conhecendo-as bem, percebo serem realmente pensadoras. Elas se embolam em seus pensamentos e ficam com muitos conflitos entre desejo e ação.
excesso_de_pensamentos
CORPO EM QUADRADINHOS
Pensamento lógico em supremacia. Quando os dedos aparecem em forma de palitinho, pode-se ler que a criança em questão esconde seu potencial. Tem um conteúdo interno rico, sem validação e ela não ousa representá-lo. As mãos e pés em bolinhas dizem sobre atitude afetiva e de desejo de interação. É muito doadora e precisa ser atendida. Confirmo esta leitura pela escuta da criança.
corpo_em_quadradinhos
SENTIMENTO DE DESPROTEÇÃO

Segundo a LEITURA CORPORAL, todo desenho de corpo, se colocado dentro de um contorno, pode nos contar que essa criança se sente desprotegida. É muito interessante também, neste caso, como a negação faz parte da nossa amostragem. Veja no desenho abaixo que a criança diz:

“- Não sou eu, apesar das sardinhas”

sentimento_de_desprotecao
DESENHO COM TRAÇO FORTE
Segundo a leitura corporal, conta de uma criança muito rigorosa consigo. Este garoto vivia culpas profundas por pequenas atitudes inadequadas, para um garoto tão novo.
desenho_com_traco_forte
DESENHO COM TRAÇO FRACO
Ocorre quando a criança sente-se pouco importante, excluída ou não incluída. Tem dificuldade de se fazer presente e de influenciar.
desenho_com_traco_fino
CABELO EM LINHA ESPIRAL
Está se tornando um adulto antes da hora. Precisa usufruir da criatividade de ser criança.
cabelo_em_espiral
CABELO EM LINHA DE LAÇO
Tem hábito de criar nova possibilidade após a conclusão. Perguntam muito: – e se? Sofrem com prova de múltipla escolha. Devem ser estimulados na certeza de suas vontades. Devem ser autorizados a arriscar e sustentar o que se desejou.
cabelo_laco